quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cantigas de Lampião - Apresentado por Volta Seca - 1957


Volta Seca foi cangaceiro do bando de ‘Lampeão’ e gravou, em 1957, o LP, com apenas oito músicas, “As cantigas de Lampeão”, com arranjos e direção do maestro Guio de Moraes. Algumas faixas desse mesmo disco, foram re-lançadas, décadas depois, pela Eldorado, num LP com o título “A Música do Cangaço.

Volta Seca chamava-se originalmente Antonio Alves de Souza, sergipano, nascido em Saco Torto, povoado de Itabaiana, provavelmente por volta do ano de 1911, entrou para o cangaço aproximadamente com 12 anos, a convite do próprio ‘Lampeão’, no sertão da Bahia.
Preso no início de 1932 e levado para a Casa de Detenção da Bahia, Volta Seca cumpriu uma pena de 20 anos. Casou-se, teve sete filhos e recomeçou a vida através da música, influenciando artistas como Luiz Gonzaga, dentre outros diversos artistas nordestinos.
A Todamérica lançou esse documentário apresentando Volta Seca como o compositor e intérprete responsável por salvar parte do repertório dos grupos de cangaceiros. Músicas ligadas ao dia a dia no cangaço e dos costumes, aventuras e hábitos dos cangaceiros, canções como “Mulher Rendeira” e “Acorda Maria Bonita”
01. Acorda Maria Bonita (Volta Seca)
02. A laranjeira (Volta Seca)
03. Ia pra missa (Volta Seca)
04. Mulher Rendeira (Volta Seca)
05. Se eu soubesse (Volta Seca)
06. Sabino e Lampeão (Volta Seca)
07. Escuta donzela (Volta Seca)
08. Eu não pensei tão criança (Volta Seca)
Texto e album retirado do site (www.forroemvinil.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário